top of page

O que é a Estratégia do Oceano Azul


Eu estava almoçando com um cliente que se tornou um grande amigo - como, felizmente, aconteceu com muitos outros; e, caímos no assunto de estratégia empresarial.


Esse amigo ouviu falar da Estratégia do Oceano Azul e logo soltou uma crítica a esses nome chamativos e até esquisitos utilizados por especialistas de gestão.


Expliquei a ele que o nome é uma metáfora aos mercados. Esse termo nasceu em 2005 no livro a Estratégia do Oceano Azul escrito por Kim e Mauborgne. Já nasceu um clássico.


O livro basicamente demonstra que o mercado é um oceano vermelho (com concorrentes) e a estratégia seria criar novos espaços (sem concorrentes) - o Oceano Azul


Os autores conduziram um estudo que concluiu que transformar a concorrência em um fator irrelevante leva a um crescimento sustentável.


O livro é interessante, mas pode levar a um pensamento que aquilo tudo é uma utopia e que poucos podem colocar e prática.


Entretanto temos exemplos famosos a citar. Um deles: A Casas Bahia começou a a atender uma classe da população que antes era ignorada pelo grande comércio (Oceano Azul). O resultado todo sabemos: liderança no segmento e ganhos acima da média, fortalecendo a posição da empresa.


Atualmente a Casas Bahia não está mais no Oceano Azul, pois muitos concorrentes o transformaram em vermelho.


Outro cliente e amigo também descobriu seu Oceano Azul. Ele tem uma empresa de vedações e um produto específico de acoplamento de borracha não era ofertado ao mercado ate que ele resolveu investir em um molde e divulgar o produto na internet. Resultado: por um bom tempo ele nadou sozinho em um oceano azul tendo um expressiva rentabilidade. Atualmente esse espaço já está sendo ocupado pela concorrência, mas ainda é muito rentável. Só resta começar a buscar novos mercados ainda não atendidos.




Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page