top of page

Mudanças na pequena empresa

A mudança é um elemento comum na maioria das empresas porque o mercado está evoluindo rapidamente e precisamos acompanhar o ritmo (e até estar à frente) desse rápido desenvolvimento.


Administrar sua pequena empresa em um mercado dinâmico e ativo exigirá que você aprenda e use as habilidades de gerenciamento para se adaptar e mudar.


Muitas vezes, a mudança te alcança antes que a você a procure.


Seja qual for a mudança, você precisa gerenciá-la, ok?


Por que você precisa entender estratégias de mudança?

O gerenciamento de alterações pode ser tratado, mas é preciso trabalho.


Para se adaptar efetivamente aos seus negócios, use ferramentas de gerenciamento de alterações bem respeitadas e testadas; dois dos modelos mais conhecidos são:


- modelo McKinsey 7-S, que se concentra em valores, estratégia, estrutura, sistemas, estilo, equipe e habilidades compartilhados;

- modelo de mudança de oito etapas de Kotter, que se concentra no aumento da urgência, formação de equipes, declaração de visão, comunicação, capacitação, persistência e permanência.

Esses modelos mudaram ao longo do tempo. No ambiente atual, alguns dos modelos de gerenciamento de mudanças evoluíram devido à introdução de outras atividades de negócios lideradas por programas de qualidade e produtividade - por exemplo, Six Sigma, Lean Manufacturing ou ISO - esses programas permitem novas e eficazes táticas de gerenciamento de mudanças.


Eu trabalhei em empresas que passaram por mudanças significativas; Trabalhei com ótimos mentores de negócios para enfrentar os desafios e gerenciei algumas iniciativas de mudança de negócios muito bem-sucedidas.


Exemplos de necessidade ou catalisador da mudança:


- o negócio está falindo;

- você fundiu ou adquiriu outro negócio para apoiar seus planos de crescimento de negócios;


O mundo ao redor da sua empresa mudou. Estes são exemplos de quando e por que a mudança é necessária. Como proprietário de uma pequena empresa e líder da sua empresa, você deve comunicar o motivo por trás da necessidade de mudança.


Quando suas partes interessadas (funcionários, clientes, comunidade, etc) entenderem a necessidade de mudança, é hora de desenvolver declarações claras de visão de onde a empresa está indo: o futuro.


Para garantir que todas as partes interessadas estejam envolvidas, você precisa mostrar a elas como elas estão incluídas na sua visão para o futuro.


Depois de compartilhar a visão do novo futuro, você deve criar um plano de mudança. O plano deve conter um plano de ação e também deve abordar como você gerenciará a resistência à mudança entre as partes interessadas (sempre haverá alguns resistentes).


Ao começar a implementar esse plano, assegure-se de atualizá-lo continuamente, compartilhá-lo com outras pessoas e reportar resultados (positivos e negativos).


Freqüentemente, quando você sente a necessidade de mudança, há também uma pressão de tempo para que a mudança seja feita às pressas.


Não caia nessa armadilha. Avance apenas o mais rápido que você e sua organização puderem lidar com a mudança; verifique se você tem os recursos (pessoas, equipamentos, dinheiro) para aprovar seu plano.


Ao gerenciar a mudança, é melhor fazer o certo, do que fazê-lo rápido.

Também há áreas nas quais se concentrar para garantir que a experiência de gerenciamento de mudanças seja bem-sucedida para seus negócios:


A mudança normalmente não ocorre em uma etapa, são pequenas etapas incrementais na direção que você deseja seguir. Para permitir uma mudança bem-sucedida, você deve reconhecer que líderes eficazes em sua organização são necessários para ajudar no gerenciamento de mudanças. Não apenas a liderança deve ser eficaz, mas também deve ser consistente e confiável (em um mundo em mudança, o líder deve ser constante).


Se você não incluir seus funcionários desde o início, eles podem temer a mudança e o impacto dessa mudança em suas próprias vidas. Comunique-se com os funcionários desde o início e envolva-os no trabalho de gerenciamento de mudanças. Verifique se a comunicação é bidirecional; ouvir ativamente é uma técnica que o ajudará a realmente ouvir quais preocupações ou medos seus funcionários podem estar enfrentando.


Normalmente, a mudança é um dreno do fluxo de caixa. Planeje isso criando um plano financeiro de negócios para lidar com o evento de mudança. Não reduza incansavelmente os gastos no momento em que você precisa investir nos seus negócios, em seus funcionários e nas mudanças que precisam ocorrer.


Uma inclinação natural para muitas pessoas que enfrentam mudanças é querer voltar aos "velhos tempos ou modos antigos" e / ou não fazer nada e esperar que o motivo da mudança se esvai. Como proprietário de uma pequena empresa, você deve ajudar seu grupo nesse período de incerteza e assumir um papel de liderança no gerenciamento de mudanças. Se necessário, contrate um consultor de gerenciamento de mudanças para trabalhar com sua organização e / ou para ajudá-lo a projetar a nova estrutura de negócios (ou qualquer que seja a mudança).


Não altere o 'sabor do dia' (como um sorvete) porque se a mudança estiver ocorrendo com muita frequência no seu local de trabalho e se os funcionários (e clientes e outras partes interessadas) não puderem identificar e aceitar o motivo ou a causa da mudança , você criará uma organização de partes interessadas desengajadas que se tornarão cínicas sobre o que você está tentando fazer.


Boa sorte. Mudanças planejadas são bem vindas e necessárias.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page